Page header image

Medicamentos ADHD

(ADHD Medicines)

Quais são os medicamentos usados contra o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)?

Crianças com o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) têm problemas de atenção (desatenção), problemas para ficar quieto (hiperatividade) e tomam atitudes sem pensar (impulsividade). Existem medicamentos que ajudam a tratar os sintomas do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Medicamentos para o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) agem rapidamente, assim, em poucos dias você saberá se eles ajudarão o seu filho. A dosagem poderá ter de ser ajustada pelo profissional da área de saúde do seu filho. Os benefícios desses medicamentos frequentemente incluem:

  • Menos problemas para terminar trabalhos escolares em sala de aula e em casa
  • Redução da inquietação ou de atividades como se contorcer
  • Melhor controle das emoções
  • Menos impaciência e impulsividade
  • Melhor relacionamento com familiares e amigos
  • Maior autoestima

Algumas crianças podem tornar-se mais ativas à noite, depois de passar o efeito do medicamento. Algumas crianças com o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) têm bons resultados usando métodos de treinamento comportamental e podem não precisar de medicamentos. Não há cura para o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), embora a medicina possa ajudar a controlar alguns dos sintomas.

Como funciona?

Os medicamentos para o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) são estimulantes. Pesquisadores acreditam que a área do cérebro que controla o foco e a atenção é imatura e funciona mal em crianças com o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). O medicamento estimula essas áreas do cérebro para que a criança possa prestar melhor atenção e se concentrar em atividades.

O que mais preciso saber sobre este medicamento?

  • Este medicamento tem sido associado a morte súbita em crianças e adolescentes com problemas cardíacos. Seu profissional da área de saúde poderá fazer exames no seu filho para verificar se ele tem problemas cardíacos antes de tomar o medicamento. Converse com seu profissional da área de saúde sobre os riscos e benefícios.
  • Siga as instruções que acompanham o medicamento do seu filho, incluindo informações sobre alimentação ou ingestão de bebidas alcoólicas. Certifique-se de saber como e quando o seu filho precisa tomar o medicamento. Seu filho não deve tomar uma dose maior ou menor do que o recomendado.
  • Tente obter todas as prescrições para seu filho no mesmo local. Seu farmacêutico pode ajudar a verificar se todos os medicamentos do seu filho podem ser tomados juntos com segurança.
  • Sempre tenha uma lista dos medicamento do seu filho com você. Liste todos os medicamentos vendidos com receita médica, os medicamentos vendidos sem receita médica, suplementos, remédios naturais e vitaminas que seu filho toma. Informe todos os profissionais da área de saúde que tratam do seu filho sobre todos os produtos que ele toma.
  • Muitos medicamentos têm efeitos colaterais. Um efeito colateral é um sintoma ou um problema causado pelo medicamento. Pergunte ao seu profissional da área de saúde ou farmacêutico quais efeitos colaterais o medicamento pode causar e o que você deve fazer se o seu filho sentir esses efeitos colaterais.

Se você tiver alguma dúvida, peça mais informações ao seu profissional da área de saúde ou farmacêutico. Vá a todas as consulta de rotina ou para a realização de exames com o profissional.

Written by Robert M. Brayden, MD, Professor of Clinical Pediatrics, University of Colorado School of Medicine.
Pediatric Advisor 2018.1 publicado por Change Healthcare.
Última modificação: 2013-10-10
Última revisão: 2017-04-11
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
© 2018 Change Healthcare LLC and/or one of its subsidiaries
Page footer image